Encontrar as melhores estratégias de como reter e fidelizar clientes ainda é um trabalho sem fim para gestores de marketing ou comercial. Com novos concorrentes, expectativas maiores e mais canais surgindo, é preciso inovar sempre para alcançar esse objetivo.
De qualquer forma, superar todas essas dificuldades vale a pena. Afinal, os ganhos e as vantagens de lançar mão dessas ações mais que compensam os desafios. Assim, a fim de ajudar os negócios que desejam focar nisso, listamos 8 técnicas para tanto e muito mais neste conteúdo. Aproveite!
Qual é a importância de adotar boas estratégias para reter e fidelizar clientes?
Antes de explicar como reter e fidelizar clientes, vamos falar um pouco sobre por que fazer isso. O contexto atual, de um mercado cada vez mais competitivo e demandando aperfeiçoamentos constantes, por si só, é uma justificativa.
Entretanto, a importância de adotar boas estratégias para isso vai além de superar desafios externos. São seus ganhos e suas vantagens que justificam essas ações, tais como:
- redução de custos: manter um consumidor que já comprou exige menos investimento do que atrair um novo;
- ampliação do volume de vendas: tanto o ticket médio quanto a taxa de recompra de quem conhece e avalia bem uma marca são maiores;
- marketing boca a boca: o público fiel é um divulgador, levando mais pessoas a conhecer e a comprar do negócio;
- diferencial competitivo: quando há uma percepção de valor — qualidade, utilidade, preço, atendimento etc. — pelo comprador, ele não procura outras opções;
- melhoria contínua: os feedbacks daqueles que consomem com frequência são mais confiáveis e pontuais, gerando oportunidades de otimização.
Como reter e fidelizar clientes com sucesso?
Pensar em como reter e fidelizar clientes nem sempre é fácil, haja vista que entre tantas técnicas disponíveis é difícil saber quais realmente geram sucesso. Para ajudar, vamos listar as 8 melhores a seguir. Confira!
1. Invista em relacionamento e interação
O primeiro passo para fidelizar os clientes é criar um relacionamento com eles. Afinal, essa é uma das principais expectativas que o público tem em relação aos negócios dos quais compra.
Tal relação começa muito antes de qualquer aquisição, por meio de interações nos canais de comunicação ou de vendas. Assim, é fundamental estimular os consumidores a isso e responder prontamente aos seus contatos.
2. Entenda e segmente o público
O perfil do cliente e o comportamento do consumidor são dois elementos que influenciam o sucesso de qualquer estratégia de marketing ou vendas. Ao entender o público e segmentar as ações com base nisso, é viável direcionar o foco para quem realmente se interessa pelo seu produto ou serviço, evitando desperdiçar recursos.
3. Acompanhe e aprenda com os dados
Conhecer profundamente seu público permite antecipar suas necessidades e ações. Para tanto, os dados digitais são a fonte ideal. Eles mensuram a satisfação dos clientes ou identificam padrões e tendências capazes de guiar o negócio em direção às melhores estratégias de fidelização.
4. Personalize a comunicação
Com base nas informações obtidas e com a ajuda de sistemas digitais, é possível colocar em prática uma das ações mais efetivas para agradar ao público. Trata-se da personalização da comunicação.
Desde chamar o consumidor pelo nome sem que ele precise se identificar até conhecer seu histórico junto ao negócio para evitar repetições, passando por ofertas ou indicações ideais para o perfil, essa estratégia apresenta diversos caminhos de como reter e fidelizar clientes.
5. Desenvolva um atendimento excelente
A qualidade do atendimento é requisito básico para qualquer cliente voltar a comprar de um negócio. No entanto, não basta atingir tal excelência, é necessário trabalhar nela constantemente.
Responder a dúvidas nos canais de comunicação, buscar retomar vendas quando o abandono de carrinho ocorre, ter empatia, precisão, rapidez e transparência são algumas das atitudes que devem ser implementadas para garantir isso.
6. Mantenha a qualidade no pós-venda e suporte
Todo consumidor, em algum momento, foi esquecido pela marca depois que comprou. Seja pela falta de um pós-venda que acompanhe a entrega, informe imprevistos ou dê retorno aos contatos. Ou de um suporte para efetivar garantias, orientar sobre consertos ou trocas etc.
Fidelizar o público exige que a qualidade do atendimento siga nessas situações. Caso contrário, os impactos para a imagem do negócio podem nunca mais ser reparados. Afinal, clientes insatisfeitos tendem a fazer uma propaganda negativa poderosa.
7. Crie programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são um exemplo de estratégia que gera ganhos tanto para o negócio quanto para o consumidor. Basicamente, a empresa oferece recompensas para quem compra mais, obtendo um retorno constante do público.
Trata-se de prêmios, cupons, bonificações, brindes e promoções muito valiosas para os clientes. Algumas opções que se destacam são:
- acúmulo de pontos para serem trocados por produtos ou serviços no empreendimento ou em parceiros;
- descontos sucessivos para quantidades maiores ou retorno frequente;
- sorteios para quem adquire acima de um determinado valor em um período.
8. Trabalhe a exclusividade
Um erro comum de muitos negócios é valorizar mais os novos consumidores do que aqueles que são fiéis de longa data. A exclusividade é uma técnica para contornar isso. Como as características desse cliente já são conhecidas, fica fácil oferecer benefícios pensados para ele, como:
- disponibilizar opções de pagamento que permitam comprar mais;
- divulgar ofertas de produtos adequados ao seu perfil;
- ter um clube de vantagens que possibilite a escolha do que se encaixa nas necessidades dele.
Quais as melhores ferramentas para implementar essas ações no dia a dia?
Ainda pensando em como reter e fidelizar clientes, é necessário ir além de boas técnicas, estratégias ou ações. Contar com ferramentas de apoio é imprescindível para implementar tais ideias. Em destaque estão:
- pesquisas de satisfação para acompanhar a efetividade do que está sendo feito;
- aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais para realizar as interações;
- meios de pagamento variados para agilizar o atendimento ao público e oportunizar novas compras;
- e-mail para acompanhar e atualizar o andamento das negociações;
- catálogo e conteúdo on-line para otimizar a experiência do consumidor.
As vantagens de investir em um consumidor que já comprou de você são muitas para serem ignoradas, certo? Diante disso, as dicas deste conteúdo sobre como reter e fidelizar clientes oportunizam ao seu negócio criar as melhores estratégias para isso, não é? Então, não perca mais tempo e comece a agir agora mesmo!