CERTIFICADO DIGITAL

Informe Certificado - Informe Contabilidade

Entenda a importância de se ter um certificado digital

É um arquivo digital que funciona como uma assinatura virtual da sua empresa e atesta a veracidade de transações e processos. O Certificado Digital é como uma chave digital que permite o acesso a áreas protegidas na internet. Seja para entrar em sistemas da empresa, acessar informações governamentais ou realizar operações bancárias, essa ‘chave’ confirma que você é quem diz ser, garantindo um acesso seguro e exclusivo.

Por que você precisa

Traz maior segurança para suas informações, garante a entrega das obrigações do eSocial e permite acesso a funcionalidades exclusivas.

O certificado digital é uma ferramenta que garante a segurança, confidencialidade e validade jurídica de transações e atividades online. Ele funciona como uma chave digital que permite o acesso a áreas protegidas na internet como sistemas da empresa e transações.

Algumas vantagens de ter um certificado digital são: Agilizar processos, Reduzir custos, Garantir a autenticidade de documentos, Evitar a necessidade de reconhecer firma em cartório, Não precisar de um local para armazenar documentos físicos. 

O certificado digital é obrigatório para empresas que optam pelo regime tributário de Lucro Presumido, pois é necessário para emitir a Nota Fiscal eletrônica.

Modelo aceito e funcionalidades

Os modelos de certificados digitais aceitos são A1, A2, A3, A4, S1, S2, S3 e S4. A ICP-Brasil divide os certificados digitais em duas categorias: A e S. A categoria A é usada para autenticação e identificação, enquanto a categoria S é para atividades sigilosas. 

Os certificados digitais A1 e A3 são os mais comuns e a maioria dos sistemas é compatível com ambos. A principal diferença entre os dois é o local de armazenamento do certificado: 

A1

O certificado é armazenado no computador do usuário e pode ser emitido presencialmente ou por videoconferência. É o modelo mais usado para assinatura digital e é indicado para profissionais liberais. 
 A3
O certificado é armazenado em um cartão, token ou na nuvem. É mais móvel e pode ser usado em qualquer máquina com as configurações necessárias.

Os certificados digitais S1, S2, S3 e S4 têm características semelhantes às dos certificados A1, A2, A3 e A4, respectivamente. A principal diferença é que os certificados da categoria S são direcionados para atividades sigilosas.

Para sua empresa você precisa ter o modelo e-CNPJ A1, que servirá para emissão de notas fiscais, contratos, declarações e acesso a serviços da Receita Federal e outros.

Para sua empresa você precisa ter o modelo e-CNPJ A1, que servirá para emissão de notas fiscais, contratos, declarações e acesso a serviços da Receita Federal e outros.

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
A principal diferença entre CLT ou PJ é a relação…
Cresta Posts Box by CP