A Sociedade Anônima (S.A) é um tipo de empresa em que o capital social é dividido em ações e os acionistas são responsáveis apenas pelo valor das ações que possuem.
A sociedade anônima oferece diversas vantagens, como a facilidade de transferência de propriedade, acesso a capital por meio da emissão de ações e a possibilidade de contratação de gestores profissionais.
Neste artigo, vamos explorar mais a fundo o que é uma sociedade anônima, como ela funciona e quais são as suas principais características e benefícios.
O que é Sociedade Anônima (S.A)?
A Sociedade Anônima (S.A) é uma forma de organização empresarial em que o capital social é dividido em ações, que podem ser negociadas livremente no mercado. Dessa forma, a empresa é composta por um conjunto de acionistas, que investem na companhia em troca de participação acionária, representada pelas ações que possuem.
Os acionistas da S.A são proprietários de uma fração do capital social e têm direito a participar das decisões da empresa, por meio do voto nas assembleias gerais. No entanto, sua responsabilidade se limita ao valor das ações que possuem, ou seja, eles não respondem pessoalmente pelas dívidas da empresa.
A S.A é uma estrutura de negócio bastante utilizada por empresas de grande porte, com necessidade de grande volume de capital e que buscam acesso ao mercado de capitais, por meio da emissão de ações em bolsas de valores.
No Brasil, a S.A é regulamentada pela Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76), sendo classificada em duas categorias: S.A de capital aberto, cujas ações são negociadas em bolsas de valores, e S.A de capital fechado, cujas ações são negociadas apenas entre acionistas.
Quais as principais características de uma Sociedade Anônima?
As principais características de uma Sociedade Anônima (S.A) são:
- Divisão do capital social em ações: O capital social da S.A é dividido em ações, que são títulos que representam uma parcela do capital da empresa.
- Responsabilidade limitada dos acionistas: Os acionistas respondem pelas dívidas da empresa apenas pelo valor das ações que possuem, não sendo responsáveis pessoalmente pelas obrigações da empresa.
- Gestão profissional: A administração da S.A é exercida por um Conselho de Administração e por uma Diretoria, que podem ser compostos por profissionais contratados pela empresa.
- Facilidade de transferência de propriedade: As ações da S.A podem ser livremente negociadas no mercado, o que facilita a compra e venda de participações acionárias.
- Possibilidade de captação de recursos: A S.A pode emitir ações e títulos de dívida para captar recursos no mercado de capitais.
- Controle acionário: O controle da S.A pode ser exercido por um ou mais acionistas, que possuem um número expressivo de ações com direito a voto.
Essas características tornam a S.A uma estrutura de negócios atraente para empresas que precisam de grande volume de capital e que buscam acesso ao mercado de capitais para financiar seus projetos e expansões.
Quais são os tipos de Sociedade Anônima?
Existem dois tipos de Sociedade Anônima (S.A) com base na negociação das suas ações no mercado: S.A de capital aberto e S.A de capital fechado.
Sociedade Anônima de capital aberto
A Sociedade Anônima de capital aberto é aquela cujas ações são negociadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado, ou seja, a empresa tem um grande número de acionistas e as suas ações são de livre negociação.
Devido a sua natureza, esse tipo de empresa é obrigada a divulgar informações financeiras e contábeis periodicamente para o mercado, de acordo com as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sociedade Anônima de capital fechado
A Sociedade Anônima de capital fechado é aquela cujas ações são negociadas apenas entre os acionistas, sem possibilidade de negociação com o público em geral. Essa estrutura é mais comum em empresas de menor porte, familiares ou que não têm interesse em captar recursos no mercado de capitais.
Neste caso, a empresa não é obrigada a divulgar informações financeiras e contábeis periodicamente para o mercado, mas deve cumprir com as obrigações estabelecidas pela legislação.
Na prática, ambos os tipos de Sociedade Anônima têm as mesmas características básicas, como divisão do capital social em ações e responsabilidade limitada dos acionistas, uma vez que a principal diferença está no acesso ao mercado de capitais e nas obrigações de divulgação de informações financeiras e contábeis.
Quais são os órgãos de uma S.A?
Uma Sociedade Anônima (S.A) é composta por diversos órgãos, que exercem funções diferentes na administração e fiscalização da empresa. Os principais órgãos de uma S.A são:
- Assembleia Geral: É o órgão máximo da S.A, onde os acionistas se reúnem para deliberar sobre assuntos relevantes, como aprovação das contas, destituição e eleição de administradores, dentre outros.
- Conselho de Administração: É responsável por definir as estratégias e a política geral da empresa, bem como fiscalizar a atuação da Diretoria. Pode ser composto por acionistas ou não da empresa.
- Diretoria: É a responsável pela gestão da empresa, tomando as decisões operacionais e executando as políticas definidas pelo Conselho de Administração. Pode ser composta por um ou mais diretores, sendo pelo menos um deles o Diretor Presidente.
- Conselho Fiscal: É o responsável por fiscalizar a gestão dos administradores e avaliar as demonstrações financeiras da empresa. É composto por três a cinco membros, acionistas ou não da empresa.
Além desses órgãos, a S.A pode ter outros comitês e departamentos, como o Comitê de Auditoria, o Comitê de Remuneração, o Departamento Jurídico, entre outros, dependendo das necessidades da empresa.
O importante é que todos os órgãos trabalhem em conjunto para garantir a eficiência e a transparência na administração da empresa.
Como abrir uma Sociedade Anônima?
Para abrir uma Sociedade Anônima ou qualquer outro tipo de empresa, os interessados devem buscar a orientação e assessoria de um escritório de contabilidade.
Conte com a INFORME CONTABILIDADE para tirar todas as suas dúvidas e abrir a sua empresa